Escolha uma Página

Sobre a plataforma

O Delibera consiste em uma ferramenta para discussão e tomada de decisões coletivas através da internet, levando em conta noções de inteligência coletiva, Web 2.0 e deliberação pública. Um aplicativo online que pode ser útil para uma gama de ações, oferecendo para cidadãos, sociedade civil, governos e outras organizações uma plataforma digital capaz de dinamizar diálogos, mediar conflitos; servir como ambiente para tomadas de decisões coletivas de forma ágil e cooperativa; sistematizar processo de discussão e formulação; produzir conhecimento e sociabilizá-lo. O projeto tem suas bases conceituais no atual debate sobre processos deliberativos online. Parte da premissa que a qualificação do debate mediado por ferramentas como a internet pode criar oportunidades promissoras, se observarmos determinadas características que viabilizem modos de interação discursiva voltadas para legitimar e fortalecer decisões coletivas.

Diferentemente de uma lista de discussão usual, o Delibera se projeta em torno de elementos que levam em conta (a) metodologias de discussão online; (b) design discursivo; (c) flexibilidade para que os diferentes grupos possam adaptar ou optar pelo uso de ferramentas e métodos que considerem mais adequados à sua dinâmica interna; (d) ferramentas tecnológicas inovadoras (e) a apropriação social como base para evolução do sistema; (f) meio para produção colaborativa.

A plataforma é 100% Software Livre, desenvolvida com base em uma rede de desenvolvedores distribuída, pequenos arranjos produtivos locais, coletivos e organizações públicas,  contando com expertise em programação de software, comunicação e ciências sociais. O Delibera já pode ser operado em português, espanhol e inglês. No Brasil, em sua fase inicial, o projeto já foi utilizado em debates da Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia  e também na Comissão Nacional de Pontos de Cultura, no projeto Litoral Sustentável, em Universidades, em organizações diversas da sociedade civil e agora, com o Laboratório de Cultura Digital, para o Conselho Nacional de Política Cultural.